HISTORIA DA SALADA DE FRUTAS

Após muita pesquisa, não consegui datar a criação da salada de frutas em si, mas, pelo que li e descobri é mais antiga do que se parece, nas  festa de da Grécia antiga e de Roma ela esta presente, com inúmeras frutas e várias misturas.



Histórias engraçadas - A salada de frutas

- Aê brodér, vai uma saladinha aí?...Quem sabe uma fruta? Você precisa comer alguma coisa cara. Você tá só o bagaço da laranja parceiro. Comentou o companheiro de cela.
- Pô meu, nem me fale desses bagulhos aí de verdura mano. Eu to viradão com esse lance de vegetariano, natural, orgânico e o escambal. Comentou o segundo preso.
- Que tá pegando mano? Perguntou o primeiro preso.
- Que tá pegando? Pô, eu só estou aqui porque os policia estão me acusando de colocar uns celulares dentro do caminhão de frutas e verduras que ia fazer a entrega no presídio. Explicou o segundo preso.


- E não foi você quem colocou os artigos lá no caminhão?
- Não fui eu não. Tô limpo nessa jogada aí meu camarada. Eu só dirigia o caminhão. Só isso meu. 
- limpo coisa nenhuma. Vai dizer que você está aqui de laranja. Na real mano, eu não boto muita fé em você não, e muito menos coloco a minha mão no fogo por você. 
- Claro que não fui eu mano. Eu estou inocente nessa parada aí. Eu não tenho nada a ver com essa treta. Tá vendo como é que é meu camarada? E ainda eu tenho que ficar aqui ouvindo você falar um monte de abobrinhas no meu ouvido. É como diz o ditado: Pimenta nos olhos do outro é refresco? 
- Ué! Se você não pisou no tomate quem foi então que armou essa baita marmelada pra cima de você? 
- Sei lá meu. Deve de ser algum goiabão que não gosta de mim. Olha cara! Eu só sei de uma coisa. A minha batata tá assando. Esse abacaxi está duro de descascar e eu só quero saber quem é que vai me livrar desse pepino tamanho gigante.

Edilson Rodrigues Silva

FONTE: Recanto da cronica




Festa dos sentidos Coloridas, deliciosas, saudáveis, refrescantes... as frutas enchem os olhos e são imprescindíveis à boa alimentação. Mesclá-las em uma salada caprichada é uma pedida perfeita para os dias de calor Texto: Ana Luísa Vieira // Foto: Sheila Oliveira/Empório Fotográfico // Produção de objetos: Márcia Asnis // Produção culinária: Áurea Soares

O sueco Johan Wahlström, de 38 anos, lembra bem da primeira vez em que deparou com uma cesta repleta de frutas brasileiras. Arregalou os olhos ao ver ali reunidas tantas cores e formatos. “Conheci sabores que simplesmente não conseguia associar ou comparar a absolutamente nada!”, recorda. Sua favorita é o azedinho cajá (ou taperebá), comumente encontrado nas regiões Norte e Nordeste.



Frutas são gostosas por definição. Não se trata de um termo científico. Para os botânicos, o que existem são frutos, pseudofrutos e infrutescências. Quando um desses elementos envolvidos no processo de reprodução das plantas apresenta aspecto carnoso ou suculento, adocicado ou ácido, sendo agradável ao paladar, aí o chamamos fruta. Um presente da natureza.

“As cores das polpas indicam as propriedades nutricionais”, explica o botânico Helton Muniz. As amarelas, como o cajá, que tanto impressionou Johan, costumam ser ricas em vitamina C. As verdes, como o abacate, possuem minerais e vitamina E, combatendo o mau colesterol. Morango e melancia preservam a qualidade do sangue, devido à presença de antioxidantes. Frutas roxas, como figo e açaí, ajudam a prevenir o envelhecimento das células. Outras ainda, como a manga, são repletas de vitaminas do complexo B, boas para a produção de energia.



Além de deliciosas e saudáveis, elas se complementam. “Devemos abrir mão do prato monocromático. Quanto mais cores, melhor”, garante a nutricionista Marta Evangelista. Quem inventou a salada de frutas talvez não soubesse disso, mas acabou acertando em cheio. Bonita, nutritiva e saborosa, a sobremesa é fácil de fazer e ideal para refrescar os dias mais quentes. Veja abaixo algumas receitas que testamos e dicas para criar suas próprias combinações.

A Arte da Mistura 

Com a ajuda da chef Glaucia Simon, elaboramos algumas dicas para você criar saladas com a sua cara. Confira!

Frutas
Quanto mais frescas, mais saborosas. Observe a cor, a textura, a doçura e a acidez de cada uma e lembre-se: os opostos se atraem. Características distintas realçam uma à outra. Por exemplo: a leveza da melancia combina com a crocância da maçã. Já a doçura da banana faz um bom par com a acidez das frutas cítricas, como o abacaxi, a laranja ou a mexirica.

Calda

Ao entrar em contato com o ar, a polpa oxida, apresentando manchas escuras. Mas líquidos ácidos podem evitar essa reação. Taí uma boa razão para acrescentar à salada uma calda, que pode ser feita de suco de fruta cítrica. Para fugir do óbvio, use limão cravo ou siciliano. Maracujá azedo e limão taiti também são boas opções.

Acompanhamentos

Que tal incrementar sua salada com lascas de chocolate? Nesse caso, aproveite para aumentar a dose das frutas que melhor combinam com essa cobertura, como laranja e banana. Nozes dão crocância à sobremesa, mas só devem ser adicionadas no momento de servir. Mel, iogurte, granola, sorvete e pedacinhos de bolo gelado também são boas ideias. Para inovar, use melaço de romã – mas não exagere: o ingrediente é muito concentrado e ácido. 

Toques Finais

Experimente servir a salada em cestinhas de chocolate ou de casquinha de sorvete. Outra alternativa original é usar a casca da mexerica como taça. Carambolas cortadas em fatias, no formato de estrelinhas, ajudam na decoração. Para perfumar, salpique com raspas de limão siciliano, canela ou folhas de hortelã.



About the author

Mara-Mundo do Sabor
Agradece o seu comentário.

Um comentário:

carlos by Clairvo Yance
Copyright © 2012 Mundo do Sabor and Blogger Themes.