HISTORIA DA SALADA DE FRUTAS
Após muita pesquisa, não consegui datar a criação da salada de frutas em si, mas, pelo que li e descobri é mais antiga do que se parece, nas festa de da Grécia antiga e de Roma ela esta presente, com inúmeras frutas e várias misturas.
Histórias engraçadas - A salada de frutas
- Aê brodér, vai uma saladinha aí?...Quem sabe uma fruta? Você precisa comer alguma coisa cara. Você tá só o bagaço da laranja parceiro. Comentou o companheiro de cela.
- Pô meu, nem me fale desses bagulhos aí de verdura mano. Eu to viradão com esse lance de vegetariano, natural, orgânico e o escambal. Comentou o segundo preso.
- Que tá pegando mano? Perguntou o primeiro preso.
- Que tá pegando? Pô, eu só estou aqui porque os policia estão me acusando de colocar uns celulares dentro do caminhão de frutas e verduras que ia fazer a entrega no presídio. Explicou o segundo preso.
- Não fui eu não. Tô limpo nessa jogada aí meu camarada. Eu só dirigia o caminhão. Só isso meu.
- limpo coisa nenhuma. Vai dizer que você está aqui de laranja. Na real mano, eu não boto muita fé em você não, e muito menos coloco a minha mão no fogo por você.
- Claro que não fui eu mano. Eu estou inocente nessa parada aí. Eu não tenho nada a ver com essa treta. Tá vendo como é que é meu camarada? E ainda eu tenho que ficar aqui ouvindo você falar um monte de abobrinhas no meu ouvido. É como diz o ditado: Pimenta nos olhos do outro é refresco?
- Ué! Se você não pisou no tomate quem foi então que armou essa baita marmelada pra cima de você?
- Sei lá meu. Deve de ser algum goiabão que não gosta de mim. Olha cara! Eu só sei de uma coisa. A minha batata tá assando. Esse abacaxi está duro de descascar e eu só quero saber quem é que vai me livrar desse pepino tamanho gigante.
Edilson Rodrigues Silva
FONTE: Recanto da cronica
Festa dos sentidos Coloridas, deliciosas, saudáveis, refrescantes... as frutas enchem os olhos e são imprescindíveis à boa alimentação. Mesclá-las em uma salada caprichada é uma pedida perfeita para os dias de calor Texto: Ana Luísa Vieira // Foto: Sheila Oliveira/Empório Fotográfico // Produção de objetos: Márcia Asnis // Produção culinária: Áurea Soares
O sueco Johan Wahlström, de 38 anos, lembra bem da primeira vez em que deparou com uma cesta repleta de frutas brasileiras. Arregalou os olhos ao ver ali reunidas tantas cores e formatos. “Conheci sabores que simplesmente não conseguia associar ou comparar a absolutamente nada!”, recorda. Sua favorita é o azedinho cajá (ou taperebá), comumente encontrado nas regiões Norte e Nordeste.
Frutas são gostosas por definição. Não se trata de um termo científico. Para os botânicos, o que existem são frutos, pseudofrutos e infrutescências. Quando um desses elementos envolvidos no processo de reprodução das plantas apresenta aspecto carnoso ou suculento, adocicado ou ácido, sendo agradável ao paladar, aí o chamamos fruta. Um presente da natureza.
“As cores das polpas indicam as propriedades nutricionais”, explica o botânico Helton Muniz. As amarelas, como o cajá, que tanto impressionou Johan, costumam ser ricas em vitamina C. As verdes, como o abacate, possuem minerais e vitamina E, combatendo o mau colesterol. Morango e melancia preservam a qualidade do sangue, devido à presença de antioxidantes. Frutas roxas, como figo e açaí, ajudam a prevenir o envelhecimento das células. Outras ainda, como a manga, são repletas de vitaminas do complexo B, boas para a produção de energia.
Além de deliciosas e saudáveis, elas se complementam. “Devemos abrir mão do prato monocromático. Quanto mais cores, melhor”, garante a nutricionista Marta Evangelista. Quem inventou a salada de frutas talvez não soubesse disso, mas acabou acertando em cheio. Bonita, nutritiva e saborosa, a sobremesa é fácil de fazer e ideal para refrescar os dias mais quentes. Veja abaixo algumas receitas que testamos e dicas para criar suas próprias combinações.
A Arte da Mistura
Com a ajuda da chef Glaucia Simon, elaboramos algumas dicas para você criar saladas com a sua cara. Confira!
Frutas
Quanto mais frescas, mais saborosas. Observe a cor, a textura, a doçura e a acidez de cada uma e lembre-se: os opostos se atraem. Características distintas realçam uma à outra. Por exemplo: a leveza da melancia combina com a crocância da maçã. Já a doçura da banana faz um bom par com a acidez das frutas cítricas, como o abacaxi, a laranja ou a mexirica.
Calda
Ao entrar em contato com o ar, a polpa oxida, apresentando manchas escuras. Mas líquidos ácidos podem evitar essa reação. Taí uma boa razão para acrescentar à salada uma calda, que pode ser feita de suco de fruta cítrica. Para fugir do óbvio, use limão cravo ou siciliano. Maracujá azedo e limão taiti também são boas opções.
Acompanhamentos
Que tal incrementar sua salada com lascas de chocolate? Nesse caso, aproveite para aumentar a dose das frutas que melhor combinam com essa cobertura, como laranja e banana. Nozes dão crocância à sobremesa, mas só devem ser adicionadas no momento de servir. Mel, iogurte, granola, sorvete e pedacinhos de bolo gelado também são boas ideias. Para inovar, use melaço de romã – mas não exagere: o ingrediente é muito concentrado e ácido.
Toques Finais
Experimente servir a salada em cestinhas de chocolate ou de casquinha de sorvete. Outra alternativa original é usar a casca da mexerica como taça. Carambolas cortadas em fatias, no formato de estrelinhas, ajudam na decoração. Para perfumar, salpique com raspas de limão siciliano, canela ou folhas de hortelã.
Fonte: revistasorria
não explicou o que é salada de frutas
ResponderExcluir